Com os mercados em máximos, muito se tem escrito sobre a iminência do rebentar de uma bolha. Há quem acredite que se tratará ‘apenas’ de uma correcção, mas há quem assegure que o pior ‘bear market’ que já vivemos está para breve.
O conhecido investidor americano, co-fundador, com George Soros, do Quantum Fund, assegura que o pior “crash” das nossas vidas ocorrerá no curto prazo (ainda este ano, no máximo no próximo). Numa entrevista citada pelo Marketwatch, Jim Rogers diz que a culpa da dimensão desta bolha é o nível de dívida da economia mundial.
O guru avisa que os investidores de retalho que estão a apostar em fundos negociados em bolsa vão estar particularmente vulneráveis neste próximo grande “crash”. Jim Rogers deixa mesmo uma mensagem para os detentores de ETF: “Quando entrarmos no mercado do urso, muitos vão pensar: ‘Oh, meu Deus, eu tenho um ETF e eles entraram em colapso. Desceram mais do que qualquer outra coisa’”. Jim Rogers explica que isto vai acontecer porque a maioria das pessoas está a optar por investir em Exchange Traded Fund – que são compostos por um conjunto diversificado de activos (como um fundo de investimento), que transacciona numa Bolsa (como uma acção). Os ETF tornaram-se populares porque são encarados como uma forma fácil, de baixo custo e eficiente em termos fiscais de investir.